Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-06-28 às 12h37

Ministério da Cultura e COSEC formalizam cedência de obras de arte ao Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães

O Ministério da Cultura, através da Direção Regional de Cultura do Norte, e a COSEC – Companhia de Seguros de Crédito formalizam hoje a cedência, por tempo indeterminado, ao Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães, de quinze obras de arte que integram a coleção de tapeçaria e pinturas da COSEC. 

O protocolo, que será assinado nesta sexta-feira, vem no seguimento do acordo de parceria assinado a 3 de abril para a exposição de seis tapeçarias e nove pinturas de artistas portugueses do final do século XIX e XX, incluindo quadros de alguns dos mais reputados pintores portugueses, como António da Silva Porto, Amadeo de Souza Cardoso e Maria Helena Vieira da Silva. 

O Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães, foi o local de exposição escolhido para acolher as obras da Coleção COSEC. Este protocolo insere-se numa estratégia do Ministério da Cultura para a promoção das diversas coleções artísticas e patrimoniais, existentes em Portugal e no estrangeiro, de caráter público e privado. 

O Ministério da Cultura tem vindo a sublinhar a importância de reforçar no imediato a exposição das mais variadas coleções, investindo, simultaneamente, em projetos de médio e longo prazo. 

O compromisso agora estabelecido é mais um passo importante no desenvolvimento de parcerias que permitem o enriquecimento da oferta cultural do país e fomentam o acesso à arte por um cada vez maior número de cidadãos. 

Fazem parte da Coleção COSEC seis tapeçarias da autoria de Helena Vieira da Silva, «Composição de 1951», de Rogério Ribeiro, «Encontro dos Astros», de Cruzeiro Seixas, «Este Astro», de Carlos Botelho, «Lisboa», de Menez, «Paisagem», e de Júlio Pomar, «Pega de Touros». 

As nove obras de pintura são da autoria de Amadeo Souza Cardoso, «Mucha», Manuel d’Assunção, «Sem título», Ricardo da Cruz Filipe, «Portrait7», Columbano Bordalo Pinheiro, «Retrato», José Malhoa, «Os Oleiros», Abel Manta, «Telhados de Lisboa», Silva Porto, «Sem título», Eduardo Viana, «S. João no Porto», e Maria Helena Vieira da Silva, «Les Presses». 

A cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração decorre esta tarde, pelas 17h00, no Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães.
Tags: museus, pintura
Áreas:
Cultura