Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-12-07 às 16h28

Lançado concurso Revive do Quartel do Carmo (Açores)

Foi lançado esta sexta-feira o concurso público para a concessão do Quartel do Carmo, na cidade da Horta (Açores), ao abrigo do programa Revive.

Os investidores interessados têm agora 90 dias para apresentarem propostas.

A construção do atual Quartel do Carmo teve início no século XVII, como Convento da Ordem dos Carmelitas. No século XX, foi adaptado ao uso militar para acolher a Companhia de Infantaria da Horta, tendo sido nessa altura sujeito a obras de recuperação significativas.
O imóvel situa-se num planalto da cidade da Horta, com vista privilegiada sobre o porto e tendo como horizonte o mar e a ilha do Pico.

O imóvel será concessionado durante 50 anos para exploração para fins turísticos.
O Quartel do Carmo é um dos 33 imóveis inscritos no Revive, um programa conjunto dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças com a colaboração das autarquias locais. Pretende-se com este programa valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atratividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país.

Este é o 12.º concurso a ser lançado no âmbito do Revive. Atualmente, estão abertos os concursos para a concessão da Casa de Marrocos, em Idanha-a-Velha, Mosteiro de Santo António dos Capuchos, em Leiria, Mosteiro de Arouca e Convento de São Francisco, em Portalegre.

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, salienta que "o Revive continua a afirmar-se como um programa eficaz para devolver aos territórios os imóveis públicos fechados, que podem ser instrumentos de atração de investimento e dinamização económica. A recuperação do Quartel do Carmo no âmbito do Revive vai ser um importante fator de geração de riqueza e de criação de postos de trabalho".

A Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, sublinha que "com a abertura do concurso Revive dá-se um importante passo para a recuperação do Quartel do Carmo, garantindo a preservação de elementos arquitetónicos que ainda se mantêm desde a sua origem, nomeadamente, algumas arcadas e abóbodas de berço, fundamentais no conjunto do edifício. Imóvel de enorme potencial e localização privilegiada, o Quartel do Carmo contribuirá assim para a valorização cultural da região".

A Secretária de Estado da Defesa, Ana Santos Pinto, afirma que "a parceria estabelecida entre o Ministério da Defesa Nacional e o Revive viabiliza a necessária reabilitação e valorização do património disponibilizado pelas Forças Armadas, permitindo a sua utilização plena pela população. A inclusão do Quartel do Carmo, localizado na cidade da Horta, no Revive é mais um exemplo desta parceria, que possibilitará àqueles que o visitem usufruir de uma paisagem privilegiada e de um contacto direto com o legado de séculos de memórias históricas".

Toda a informação sobre o concurso está disponível em https://revive.turismodeportugal.pt/pt-pt/quartel-carmo