Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-10-18 às 9h12

IEFP já recebeu pedidos de apoio à conversão de mais de 4 900 contratos de trabalho precários em contratos sem termo

No espaço de um mês, mais de 1.400 empresas apresentaram candidaturas à medida Converte+. Desde o dia 20 de setembro, data em que abriu o período de candidaturas à nova medida1 de incentivo à conversão de contratos a termo em contratos sem termo, chegaram ao IEFP pedidos de apoio à conversão de mais de 4 900 contratos de trabalho.

A maioria dos contratos a termo que estas 1 400 empresas pretendem converter têm duração inferior a um ano e em 50% dos casos estão em causa trabalhadores com menos de 35 anos de idade.

Mais de dois terços dos contratos a converter têm salários base superiores ao salário mínimo nacional e em mais de 20% dos casos a transição para contratos por tempo indeterminado deverá dar origem a um aumento da remuneração base dos trabalhadores.

As candidaturas recebidas até ao momento representam um apoio agregado no montante de 12,8 milhões de euros, o que corresponde a aproximadamente 43% da dotação de 30 milhões de euros associada a esta nova medida.

Com a criação da medida Converte+, o Governo deu mais um passo no cumprimento do acordo de Concertação Social de 2018, que previa um reforço e alargamento transitório dos apoios à conversão de contratos.

As candidaturas à medida Converte+ encerram no dia 31 de dezembro de 2019.

Toda a informação sobre a medida e sobre o procedimento de candidatura está disponível no site do IEFP (www.iefp.pt).