Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-11-28 às 15h51

Governo e autarquias criam Gabinete de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica nos Municípios do Barreiro e da Moita

A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, os Municípios do Barreiro e da Moita e a Cooperativa de Solidariedade Social - Rumo, criam um novo Gabinete de Atendimento e Apoio a Vítimas de Violência Doméstica, nos respetivos concelhos, no âmbito da assinatura do primeiro protocolo da nova geração de protocolos de cooperação para a territorialização da rede nacional de apoio às vítimas de violência doméstica entre o Governo e os Municípios.

A cerimónia de assinatura decorre esta quinta-feira, dia 29 de novembro, pelas 15h00, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro. Aos municípios do Barreiro e Moita juntam-se, na celebração deste protocolo, 10 entidades da Administração Pública das áreas da educação, igualdade, justiça, saúde, segurança interna, e segurança social, bem como as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens do Barreiro e Moita, o Instituto Politécnico de Setúbal, a Procuradoria-Geral da República da Comarca de Lisboa, a Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal e a Cooperativa Rumo.

"A prevenção e combate à violência contra as mulheres exige respostas conjuntas no território, por isso é fundamental o compromisso e empenho ativo dos municípios nesta batalha pela proximidade às populações e pela responsabilidade na gestão e coordenação da rede de serviços e atores que atuam nos territórios. Só assim se potenciam estruturas de atendimento próximas das pessoas e integradas na rede nacional de apoio às vítimas", refere Rosa Monteiro à margem da assinatura do protocolo que garante um apoio do Governo de cerca de 40.000€ por ano, num investimento global, repartido com os municípios do Barreiro e Moita, superior a 80.000€ por ano.

Com esta nova resposta 10 dos 13 concelhos do distrito de Setúbal passam a contar com um gabinete de atendimento e apoio às vítimas de violência doméstica.

Para além da Secretária de Estado da Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, vão estar também presentes a Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa, o Presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, e restantes represenantes das entidades outorgantes.