Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-07-26 às 22h17

Governo chega a acordo com Comissão Europeia para fortalecer a CGD

O Governo esteve em contacto próximo e construtivo com a Comissão Europeia sobre o Plano Estratégico 2017-2020 da Caixa Geral de Depósitos, S.A. (CGD), incluindo sobre o papel da sua sucursal em França.

No seguimento destes contactos, o Plano, aprovado em 2016 como compatível com as condições de mercado, foi atualizado para reforçar a rentabilidade da CGD à luz das atuais condições do mercado.

Esta atualização, que reflete o sucesso da implementação contínua de medidas de controlo de custos, revê a meta de redução do crédito malparado tendo em conta o bom desempenho recente, e reconhece a sucursal francesa como atividade relevante para a operação do grupo CGD.

Neste contexto, o banco público continuará a manter a operação de retalho em França, em benefício da comunidade portuguesa naquele país assim como da atividade do banco. A sucursal da CGD, o maior banco português em França por ativos e rede de balcões, conta com 48 agências e mais de 500 trabalhadores.

O ajustamento da estratégia internacional da CGD considera uma redução da exposição aos mercados de Cabo Verde e Moçambique até ao final de 2020, a qual não porá em causa a presença da CGD nesses países.

O Governo continuará a acompanhar a racionalização da atividade internacional da CGD para garantir um banco público sólido, sustentável e ao serviço das comunidades portuguesas.
Áreas:
Finanças