Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-09-14 às 17h11

Em setembro, todos os caminhos marítimos vêm dar a Portugal

Nos meses de setembro e outubro, todos os caminhos do Mar vêm dar a Portugal! Durante duas semanas, o nosso país receberá quatro dos principais eventos mundiais sobre diversas atividades ligadas aos Oceanos, com foco na Economia, na Ciência, no Ambiente ou nos temas Sociais.

A apresentação oficial destes eventos decorreu esta terça-feira, dia 26 de junho, na Gare Marítima de Alcântara, tendo sido presidida pela Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino. A sessão contou com a presença de representantes de mais de 50 Embaixadas, o que espelha a atenção e interesse internacional nos certames que Portugal acolherá no final de setembro e início de outubro.

O primeiro destes eventos é a Portugal Shipping Week 2018, que irá decorrer entre os dias 17 e 21 de setembro. O prestigiado evento internacional sobre Transporte Marítimo decorrerá em Portugal, graças ao esforço e empenho da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, prometendo trazer ao nosso país os principais especialistas mundiais do setor para a discussão das novas realidades e dos novos desafios do Transporte Marítimo mundial.

Em simultâneo com a Portugal Shipping Week 2018, decorrerá também a Seatrade Cruise Med 2018, entre os dias 19 e 20 de setembro. Trata-se de um dos maiores eventos do mundo sobre o sector dos cruzeiros – e o maior para a região do Mediterrâneo –, cuja organização foi este ano entregue ao Porto de Lisboa, graças ao esforço conjunto do Ministério do Mar e da APL - Administração do Porto de Lisboa.

A semana da Portugal Shipping Week 2018 terminará com um outro evento que vem ganhando prestígio à escala global, a nível de governança dos Oceanos: o Oceans Meeting. A edição de 2018 do certame promovido anualmente pelo Ministério do Mar decorrerá entre os dias 20 e 21 de setembro, trazendo ao nosso País vários governantes mundiais e representantes das principais entidades internacionais ligadas aos Oceanos.

Estas duas semanas, em que o foco dos temas do Mar estará apontado a Portugal, terminarão com nova edição da BioMarine Business Convention 2018, certame internacional de grande prestígio, a decorrer entre os dias 2 e 4 de outubro em Cascais, onde serão discutidos os grandes temas da Economia Azul, com o principal foco assente na sustentabilidade dos Oceanos.
Tags: mar
Áreas:
Mar