Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-01-13 às 19h27

Designação de Rui Paulo Soares Ribeiro para Presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária

O Secretário de Estado da Proteção Civil designou o Professor Doutor Rui Paulo Soares Ribeiro para exercer o cargo de Presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, em regime de substituição.
 
O despacho de nomeação produz efeitos a 14 de janeiro de 2019.
 
Licenciado em Engenharia Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico, obteve o grau de Doutor em Ciências - Física da Radiação, pela Universidade de Coimbra, com distinção e louvor.

Professor no Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, foi investigador do Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica, investigador associado do Instituto de Engenharia e Gestão Industrial, investigador do Laboratório de Ótica e Mecânica Experimental e da Unidade FCT de Mecânica Experimental e Novos Materiais.
 
Entre 1988 e 2001, foi  investigador sénior do quadro e investigador associado do CERN (European Organization for Nuclear Research, Genebra, Suíça), onde, para além da investigação, desenvolvimento e construção de equipamentos usados em física e medicina, adquiriu competências em gestão e liderança de equipas de inovação num ambiente internacional e multilingue.

É vogal das Comissões Técnicas do International Organization for Standardization, ISO/TC 149, «Cycles»; e do European Committee for Standardization, CEN/TC 333, «Cycles»; bem como das comissões técnicas do Instituto Português de Qualidade: IPQ /CT103 - «Veículos de duas rodas» e IPQ /CT177 -«Acessibilidades e Design Inclusivo».