Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-04-23 às 10h41

Cultura lança catálogo Gram Bem Querer com excertos traduzidos de obras de autores de língua portuguesa

O Ministério da Cultura, através da Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB), vai estabelecer um protocolo com o Instituto Camões e a Imprensa Nacional da Casa da Moeda que permitirá a conceção, edição, publicação e divulgação do catálogo Gram Bem Querer – Mostra de Literatura em Língua Portuguesa. 

O Catálogo Gram Bem Querer – Mostra de Literatura em Língua Portuguesa consiste num livro, de publicação anual, composto por excertos traduzidos de obras de autores de língua portuguesa, para promoção e divulgação internacional do património bibliográfico em língua portuguesa. 

Os excertos de obras serão apresentados com tradução em língua inglesa, francesa e espanhola. A seleção das obras e dos excertos que, em cada ano, integrarão o catálogo são da responsabilidade de uma comissão tripartida. 

No Dia Mundial do Livro e dos Direito de Autor, que hoje se comemora, o anúncio deste protocolo intensifica as políticas públicas para a área do Livro, da Leitura e da Tradução. 

Este é mais um passo no desenvolvimento de uma estratégia concertada e integrada de promoção internacional da cultura portuguesa, reforçando a imagem externa da riqueza patrimonial e do dinamismo criativo de Portugal. 

O acordo tripartido agora alcançado é apenas uma das medidas que permitirá promover ainda mais o património bibliográfico em língua portuguesa, dos seus autores e de todas as formas de criação literária - poesia, ficção, teatro, ensaio literário e infantojuvenil -, assim como continuar a potenciar o conhecimento e o interesse pela literatura em português no panorama internacional.

Tem ainda como objetivo estimular a tradução em países estrangeiros de autores de língua portuguesa.
Tags: literatura
Áreas:
Cultura