Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-05-15 às 12h45

Crescimento do Produto Interno Bruto superior a 2% no primeiro trimestre de 2018

A estimativa do INE aponta para um crescimento de 2,1% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2018 por comparação com o período homólogo, e de 0,4% por comparação com o trimestre anterior.

Este ritmo de crescimento está em linha com a evolução da economia europeia, onde o crescimento foi afetado por vários fatores temporários.

O crescimento do PIB continua a ser impulsionado por um forte crescimento do emprego, refletido num aumento expressivo da receita da Segurança Social, e na redução do desemprego. O crescimento do primeiro trimestre teve um importante contributo do investimento, mantendo-se assim o padrão de crescimento dos trimestres anteriores.

O comportamento das exportações no primeiro trimestre de 2018 esteve sujeito a um efeito de calendário significativo (menos dois dias úteis que no trimestre homólogo). Os dados preliminares do comércio extra-União Europeia para o mês de abril indiciam uma forte correção deste efeito. Abril foi o mês com o maior volume de exportações de sempre do comércio internacional para fora da União Europeia.

Este é o décimo sexto trimestre consecutivo de crescimento inclusivo da economia portuguesa, mantendo-se a tendência de aumento do emprego, do investimento e de melhoria da competitividade.
Áreas:
Finanças