Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-05-30 às 10h34

Previsões económicas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico

Segundo as previsões económicas (Economic Outlook) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) publicadas hoje, a economia portuguesa deverá crescer acima de 2% em 2018 e 2019, tal como projetado no Programa de Estabilidade, com uma recuperação assente nas reformas iniciadas e beneficiando de melhores condições económicas, tanto do lado da procura externa, como da procura interna.

Neste quadro positivo, a atividade de investimento alicerça-se na maior capacidade de absorção dos fundos estruturais europeus em 2018, e o consumo permanece robusto, refletindo o forte crescimento do emprego.

A OCDE reconhece ainda como positivos os efeitos da política orçamental em curso, moderadamente expansionista em 2018 e globalmente neutra em 2019, por forma a manter a sustentabilidade orçamental no médio-prazo, sem comprometer a recuperação da economia e permitindo consolidar a trajetória de redução da dívida pública.

De destacar também as reformas para o incremento das qualificações, que procuram reforçar a recuperação económica por via de um aumento da produtividade. Entre essas medidas, o foco da OCDE incide na margem existente para a melhoria da eficiência do sistema de ensino profissional e no apoio à acumulação de competências no ensino geral.

O Governo reafirma o seu compromisso com as reformas em curso, prosseguindo a execução do Programa Nacional de Reformas para aumentar o crescimento potencial da economia, melhorar as condições do mercado de trabalho e consolidar as contas públicas. Destaca-se ainda a importância da implementação da Estratégia Nacional de Competências, em parceria com a OCDE, e articulada através de um conjunto de medidas estruturantes de grande alcance para a educação, formação e emprego, entre as quais o Programa Qualifica, o Indústria 4.0 ou o INCoDe.2030.
Áreas:
Finanças