Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2018-03-07 às 13h37

Comissão Europeia melhora avaliação da situação económico-financeira de Portugal

A Comissão Europeia considerou hoje, no âmbito do exercício do Semestre Europeu, que Portugal corrigiu os seus desequilíbrios excessivos.

Esta evolução positiva reflete a avaliação da Comissão Europeia patente no seu Relatório País sobre Portugal. Este relatório, inserido no Semestre Europeu que avalia a situação económico-financeira de todos os países da UE, releva as mudanças estruturais registadas em Portugal no passado recente.

Ao sair da categoria de "desequilíbrios excessivos" (Portugal surge agora no segundo nível, numa escala de quatro, com a categoria de "desequilíbrios"), a Comissão tomou em consideração a evolução muito positiva de indicadores específicos, tais como o endividamento do setor público, o endividamento do setor privado e a taxa de desemprego.

Entre 2016 e 2017 a dívida pública em percentagem do PIB registou uma queda de 4,3 pontos percentuais (p.p.) - a maior em 20 anos; entre final de 2015 e o final de 2017 a dívida privada em percentagem do PIB diminuiu 16,6 p.p.; o desemprego diminuiu 4,13 p.p. no mesmo período, fechando o ano em 8,1%.

Leia o comunicado na íntegra em anexo.
Tags: finanças
Áreas:
Finanças