Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-02-27 às 19h38

Comissão destaca evolução positiva das condições estruturais da economia portuguesa

A Comissão Europeia considerou hoje, no quadro do Semestre Europeu, que Portugal continua a fazer progressos significativos na correção dos desequilíbrios macroeconómicos acumulados no passado.
Esta avaliação insere-se no Semestre Europeu, que analisa a situação económico-financeira de todos os países da UE, e debruça-se sobre as respetivas mudanças estruturais.

A Comissão assinala o bom desempenho da economia Portuguesa, acompanhado da diminuição do endividamento público e privado, forte criação de emprego e diminuição do desemprego, bem como o progresso significativo alcançado no processo de consolidação orçamental.

A economia portuguesa cresce há 21 trimestres, convergindo com a média da zona euro há dois anos consecutivos. O crescimento do PIB em 2018 continua a ser acompanhado de crescimento do emprego (foram criados mais 110 mil empregos) e da redução do desemprego (menos 73 mil desempregados). Estes desenvolvimentos ocorrem em paralelo com uma trajetória de reequilíbrio das contas públicas e manutenção do equilíbrio das contas externas.

É também dado destaque à eficácia das políticas orientadas para reforçar o capital humano na economia, promover a inovação, desenvolver o ambiente de negócios, aumentar a resiliência e rentabilidade do setor financeiro, reformar o mercado de trabalho e melhorar a eficiência do sistema de Justiça.

A Comissão assinala ainda o apoio dos fundos estruturais à inovação a mais de 13.000 empresas em cooperação com instituições de interface, criando 37.000 novos empregos, sublinhando por outro lado o progresso registado no abandono escolar com o apoio do FSE.

A Comissão alerta para a importância de Portugal continuar a promover esforços que resultem em respostas aos desafios estruturais que ainda persistem, destacando a necessidade de melhorar as qualificações da população ativa e aumentar a produtividade.

Em linha com o Programa Nacional de Reformas, o Governo prosseguirá os esforços de transformação estrutural da economia portuguesa, garantindo fundamentos sólidos para a convergência europeia, no equilíbrio das contas públicas, na promoção de um crescimento sustentável e inclusivo e no reforço da competitividade externa da economia.
Áreas:
Finanças