Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-03-27 às 16h53

CIG realiza workshop para ação articulada em matéria de violência contra as mulheres e violência doméstica

Esta quinta-feira, 28 de março, a CIG - Comissão para Cidadania e a Igualdade de Género promove um workshop, pelas 14h30, no Auditório das Águas de Portugal (Lisboa), no qual vão ser analisadas as recomendações do relatório do GREVIO sobre a situação de Portugal quanto à implementação da Convenção de Istambul.

No passado mês de janeiro, o Conselho da Europa sublinhou o forte empenho das autoridades portuguesas na prevenção e combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica (VMVD) ao longo dos anos.

Este workshop pretende, de uma forma clara e consistente, refletir sobre as recomendações do GREVIO e produzir contributos para a sua implementação nos diferentes setores do Estado intervenientes na prevenção e combate a este flagelo. Para além da CIG, na qualidade de entidade coordenadora do processo de avaliação da Convenção do Conselho da Europa para a Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica, participam nesta sessão a Comissão Técnica de Acompanhamento do Plano de ação para a prevenção e o combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica e as ONG que trabalham na área da VMVD para que se possam definir linhas de atuação concertadas.

Esta será a primeira de duas sessões de reflexão que ocorrem na sequência do despacho, de 22 de janeiro, da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.

No dia 12 de abril, a CIG reúne com as Comissões Técnicas de Acompanhamento dos três planos da Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação – Portugal Mais Igual, ONG e a Equipa de Análise Retrospetiva de Homicídio em Violência Doméstica.

Consulte o programa e as ONG convidadas em anexo.