Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-03-12 às 11h30

Assinatura da Convenção para a criação do maior radiotelescópio do mundo

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, participa na cerimónia de assinatura da Convenção para a criação do Observatório Square Kilometre Array (SKA), esta terça-feira, dia 12 de março, a partir das 10 horas (hora local), no Ministério da Educação, Universidades e Investigação italiano, em Roma.

O Observatório SKA trata-se de uma iniciativa intragovernamental cujo objetivo é construir e operar o SKA, aquele que será o maior radiotelescópio do mundo envolvendo mil investigadores e engenheiros, 270 empresas e centros de investigação e 20 países e com o qual se desenvolverá o estudo das ondas gravitacionais e teste às teorias de Einstein, a compreensão da evolução do Universo, o mapeamento de centenas de milhões de galáxias e a procura de sinais de vida no Universo.

Portugal será um dos países signatários da convenção tornando-se assim membro fundador do Observatório SKA, para além da África do Sul, Austrália, China, Itália, Holanda, Nova Zelândia, Reino Unido e Suécia.

Portugal tem participado no projeto SKA enquanto país observador e através da colaboração de instituições académicas e científicas, investigadores e empresas nacionais dos setores TIC, Energia e Espaço.

Esta Convenção para a criação do Observatório SKA ganha especial relevância dias após a aprovação em Conselho de Ministros da criação da Agência Espacial Portuguesa cujo um dos objetivos será impulsionar o panorama espacial europeu e internacional através de uma cooperação internacional, com várias agências e organizações espaciais.
Tags: espaço