Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados

2019-04-17 às 13h02

Apresentação do programa Centro Magalhães

No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, será apresentado o Programa Centro Magalhães, no âmbito do projeto SPHERA Cástris, para as Indústrias Culturais e Criativas, pela Direção Regional de Cultura do Alentejo e pela Universidade de Évora.

A cerimónia decorrerá no dia 18 de abril, pelas 15h00, no Mosteiro de São Bento de Cástris, em Évora, e contará com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e da Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira.

O Programa Centro Magalhães para as Indústrias Culturais e Criativas integra o projeto SPHERA Cástris, Centro de Artes, Ciência e Património e tem como objetivo criar uma rede transfronteiriça de infraestruturas que contribua para a fixação de indústrias culturais e criativas no território.

No âmbito do Magalhães, um programa financiado pelo INTERREG V A Espanha Portugal (POCTEP), está previsto um investimento na recuperação de infraestruturas, que abrange o Mosteiro de S. Bento de Cástris e o edifício da Escola de Artes. Assim, pretendem-se desenvolver linhas de ação transfronteiriças que reforcem a capacitação do setor das indústrias culturais e criativas das regiões envolvidas: Alentejo, Algarve e Andaluzia. No Alentejo são parceiros do programa a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a Universidade de Évora, tendo a candidatura sido promovida pela CCDRAlentejo.

O Mosteiro de São de Bento de Cástris, classificado como monumento nacional, poderá assim acolher residências, intercâmbios de arte, ciência e património, e incubação de indústrias criativas e culturais. Será também um novo espaço cultural na região, com salas de exposições permanentes e temporárias, para usufruto dos cidadãos.

Na Escola de Artes da Universidade de Évora irá nascer um laboratório criativo com equipamentos de fabricação digital e prototipagem rápida, aberto aos estudantes da universidade, a artistas, criativos e à população em geral e que servirá como espaço de apoio à incubação de indústrias criativas.
Tags: cultura
Áreas:
Cultura