Luís Medeiros Vieira - Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação - Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural - XXI Governo - República Portuguesa

Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

Luís Medeiros Vieira

Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação

Período de governação: 2015-11-26 até à data atual

Biografia

Luís Medeiros Vieira nasceu em Valpaços em 1951, mas foi Lisboa que escolheu, anos mais tarde, para se licenciar em Finanças no Instituto Superior de Economia.

Entre 1989 e 1995, foi  Diretor de Serviços do Instituto Nacional de Intervenção e Garantia Agrícola (INGA), de onde saiu para, durante um ano, exercer funções de adjunto no Gabinete do Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural. Entre 1998 e 1999, nova experiência governativa, mas agora como Secretário de Estado da Modernização Agrícola e Qualidade Alimentar. Voltou a exercer as funções de Secretário de Estado nos três anos  seguintes, primeiro como Secretário de Estado dos Mercados Agrícolas e da Qualidade Alimentar, depois como  Secretário de Estado da Agricultura.

Em 2002, um novo desafio profissional, como Diretor Comercial da empresa Delta Cafés, lugar que manteve até 2005, ano que marcou o seu regresso à atividade governativa. Entre 2005 e 2009, é nomeado  Secretário de Estado Adjunto da Agricultura e das Pescas e entre 2009 e 2011  como Secretário de Estado das Pescas e Agricultura.  Nos três anos seguintes esteve na  presidência da Direção da Associação Industrial dos Produtos de Carnes de Aves. É também neste período que está à frente do Conselho de Administração da empresa Avipronto, lugar que deixou para exercer funções no atual Governo.