Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

Luís Medeiros Vieira

Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação

Período de governação: 2015-11-26 até 2019-10-26

Biografia

Luís Medeiros Vieira nasceu em Valpaços em 1951, mas foi Lisboa que escolheu, anos mais tarde, para se licenciar em Finanças no Instituto Superior de Economia.

Entre 1989 e 1995, foi  Diretor de Serviços do Instituto Nacional de Intervenção e Garantia Agrícola (INGA), de onde saiu para, durante um ano, exercer funções de adjunto no Gabinete do Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural. Entre 1998 e 1999, nova experiência governativa, mas agora como Secretário de Estado da Modernização Agrícola e Qualidade Alimentar. Voltou a exercer as funções de Secretário de Estado nos três anos  seguintes, primeiro como Secretário de Estado dos Mercados Agrícolas e da Qualidade Alimentar, depois como  Secretário de Estado da Agricultura.

Em 2002, um novo desafio profissional, como Diretor Comercial da empresa Delta Cafés, lugar que manteve até 2005, ano que marcou o seu regresso à atividade governativa. Entre 2005 e 2009, é nomeado  Secretário de Estado Adjunto da Agricultura e das Pescas e entre 2009 e 2011  como Secretário de Estado das Pescas e Agricultura.  Nos três anos seguintes esteve na  presidência da Direção da Associação Industrial dos Produtos de Carnes de Aves. É também neste período que está à frente do Conselho de Administração da empresa Avipronto, lugar que deixou para exercer funções no atual Governo.