Estratégia orçamental plurianual, 25 maio 2012
 
2012-05-25 às 12:27

PRIMEIRO QUADRO ORÇAMENTAL PLURIANUAL COM LIMITES VINCULATIVOS À DESPESA APROVADO NO PARLAMENTO

A Assembleia da República aprovou o Documento de Estratégia Orçamental para 2012-2016 e do Quadro Plurianual de Programação Orçamental apresentados pelo Governo. O Ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, afirmou, no debate dos documentos previstos na lei de enquadramento orçamental, que estes são «mais um passo seguro» no «caminho de mudança e transformação do processo orçamental»: «pela primeira vez será aprovado pela Assembleia da República um quadro orçamental plurianual que inclui limites vinculativos à despesa orçamental financiada por receitas gerais para o ano seguinte».

Esta aprovação «constitui ainda uma etapa importante na aplicação a Portugal de regulamentos e diretivas europeias que visam assegurar a sustentabilidade orçamental. Trata-se ainda de dar cumprimento às obrigações decorrentes das orientações políticas do memorando de entendimento» com a troika CE-BCE-FMI, acrescentou.

A estratégia orçamental aprovada pelo Parlamento assenta na redução da despesa de mais de 50% do PIB em 2010 para 43% do PIB em 2016, enquanto «o peso da receita deverá manter-se relativamente estável neste período».

O Ministro referiu ainda o facto de pela primeira vez a estratégia do Governo ter sido avaliada por um entidade independente - o Conselho de Finanças Públicas, que funciona junto do Parlamento. Vítor Gaspar afirmou que este foi um marco fundamental no processo de consolidação das contas nacionais e que «contribuirá para a melhoria da qualidade do debate sobre as políticas orçamentais», acrescentando que vai «ponderar cuidadosamente» as críticas e recomendações feitas pelo Conselho.

O Ministro destacou «o acontecimento marcante que promete para breve um amplo e profundo consenso nacional em torno do aprofundamento da integração europeia e do lugar de Portugal na Europa» - referindo-se à aprovação na quarta-feira de uma resolução para a negociação de um ato adicional ao tratado orçamental europeu tendo como objectivo o crescimento e o emprego. «Quero aqui associar-me a este consenso emergente na Assembleia da República. Estou empenhado e convicto de que a ampla convergência de pontos de vista existente será desenvolvida, precisada e densificada nas próxima semanas, abrindo uma nova perspetiva para a integração de Portugal na Europa ainda antes da próxima cimeira europeia».

O consenso em relação à União Europeia contribui «para a imagem interna, para a coesão interna e para a imagem de Portugal na Europa», mas permitirá também ao País uma «influência acrescida na Europa», «contribuirá para o aprofundamento do modelo europeu de economia social de mercado» e para criar «um círculo virtuoso de estabilidade e crescimento que conduzirá Portugal a um novo patamar de prosperidade».

Tags: orçamento, despesa

ESTATISTICAS

  20120710 estatistica

O MINISTÉRIO E OS MEMORANDOS

Principais objetivos
 
  • Reduzir o défice das Administrações...
  • Colocar o rácio dívida pública/PIB numa...
  • Melhorar a eficiência da administração...
  • Melhorar o processo orçamental...
  • Empreender o programa de privatizações
Ver todos 

QUERO SABER MAIS

DOCUMENTOS OFICIAIS

CONTACTOS

Entrar em contacto 

QUESTÕES FREQUENTES

LINKS RÁPIDOS