Instituto de Estudos Superiores Militares, 2 de...
 
2012-05-02 às 18:09

AGUIAR-BRANCO CONSIDERA AS FORÇAS ARMADAS E O IESM UM EXEMPLO DE «RACIONALIZAÇÃO DE RECURSOS»

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou que Forças Armadas e o Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM) são um exemplo de «racionalização de recursos» e referiu que os «elogios» às forças nacionais destacadas ou às operações de busca e salvamento são «fruto de muito trabalho, muita dedicação, muita formação, muito conhecimento, rigor e atualização».

Durante uma visita ao IESM, no âmbito da iniciativa «Percurso da Modernidade», Aguiar-Branco referiu que os desafios que o Instituto atravessa são «os desafios do país, de uma dimensão enorme», constituindo um exemplo para um país que «precisa ter uma capacidade acrescida de racionalizar os meios, de modo a dispensar o acessório e centrar-se no essencial».

O IESM resulta da fusão dos Institutos Superior Naval de Guerra, de Altos Estudos Militares [IAEM] e de Altos Estudos da Força Aérea, conforme Decreto-Lei nº 161/2005 de 22 de Setembro. Tem por missão formar os oficiais dos quadros permanentes das Forças Armadas e da Guarda Nacional Republicana (GNR), nos planos científico, doutrinário e técnico das ciências militares, essenciais ao desempenho das funções de comando, direção, chefia e estado-maior, ao nível do Estado-Maior-General das Forças Armadas, dos ramos das Forças Armadas, da GNR.

Sobre a capacidade operacional das Forças Armadas, o Ministro da Defesa refere que a mesma «não é fruto de uma circunstância mas sim de muito trabalho, rigor, planeamento, estudo e atualização» e que os valores presentes na instituição «devem também existir de uma forma sólida e estruturada na sociedade para orientar a aplicação dos recursos», servindo como exemplo «para ultrapassar obstáculos que parecem intransponíveis à partida», como é o caso da dívida.

O «Percurso da Modernidade», promovido pelo Ministério da Defesa Nacional, inclui visitas a mais três organismos das Forças Armadas, designadamente, à Escola de Tecnologias Navais da Marinha, no Alfeite (quinta-feira), ao Depósito Geral de Material do Exército, em Alcochete (terça-feira), e ao Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea, na Ota (sexta-feira da próxima semana).

A próxima iniciativa será o «Percurso da Inovação», centrada nas indústrias de Defesa.

Tags: Forças Armadas, defesa nacional, formação, marinha, exército, Força Aérea

QUERO SABER MAIS

CONTACTOS

Entrar em contacto 

LINKS RÁPIDOS