2017-09-05 às 19:00

DONATIVOS AO FUNDO REVITA CHEGAM AOS DOIS MILHÕES DE EUROS

Os incêndios de grandes proporções que afetaram os concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande em junho de 2017, acarretaram graves e trágicas consequências, das quais resultaram a irreparável perda de vidas humanas, bem como sérios prejuízos materiais.

Os portugueses, num enorme esforço nacional de solidariedade, procuraram atenuar os prejuízos patrimoniais sofridos pelas populações destes concelhos, o que se traduziu em numerosos donativos.

Neste contexto o Governo decidiu criar o Revita, um fundo social, com o objetivo de gerir os donativos entregues no âmbito da solidariedade demonstrada, em estreita articulação com os municípios de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.

Até à data aderiram ao fundo mais de duas dezenas de entidades, com donativos em dinheiro, em espécie e em prestação de serviços, tendo sido entregues donativos em dinheiro no valor de cerca de 2 milhões de euros.

Coordenação no terreno com outras entidades

A gestão do Fundo Revita está a cargo de um Conselho de Gestão constituído por um representante do Governo (do Instituto da Segurança Social, I.P.), um representante das câmaras municipais de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande e um representante das instituições particulares de solidariedade social e associações humanitárias de bombeiros, a nível distrital. Ou seja, uma gestão tripartida entre um representante do Governo, um representante das autarquias e um representante da sociedade civil.

Com o Revita pretende-se contribuir para uma maior eficiência na gestão dos donativos que sejam, por decisão dos doadores alocados a este Fundo.

A competência do Conselho de gestão do Revita cinge-se aos donativos entregues ao Fundo, sendo que estes donativos destinam-se prioritariamente à reconstrução das habitações afetadas pelos incêndios e ao seu apetrechamento, bem como ao apoio aos agricultores.

Informação pública

Na sequência da criação deste Fundo já se encontra disponível um site na internet (www.fundorevita.pt) com o objetivo de dar informação sobre o funcionamento do Fundo, por forma a garantir a total da transparência na aplicação dos donativos.

Como é do conhecimento público outras entidades, como a Cáritas Diocesana de Coimbra e a União das Misericórdias Portuguesas em conjunto com a Fundação Calouste Gulbenkian agregaram outros donativos, tendo a responsabilidade pela sua gestão.

O Governo e o Conselho de Gestão do Revita têm cooperado com estas entidades tendo como objetivo uma coordenação dos apoios disponíveis no terreno, encontrando-se disponível para continuar com essa cooperação. 

  Donativos ao Fundo Revita Tipo: PDF, Peso: 214,72Kb
Tags: incêndios, solidariedade

INTERVENÇÕES

  Ver todos 

DOCUMENTOS

COMUNICADOS

CONTACTOS

Entrar em contacto