2017-04-20 às 14:48

INEM RENOVA TOTALMENTE FROTA DE VIATURAS DE EMERGÊNCIA

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai ter 24 novas viaturas médicas de emergência e reanimação em 2017 para renovar a frota existente, na sequência do despacho publicado em Diário da República a 20 de abril.

O Governo «estabeleceu como prioridades melhorar a gestão dos hospitais e a articulação com outros níveis de cuidados, reduzindo as ineficiências do Serviço Nacional de Saúde e apostando em modelos de governação baseados na melhoria contínua da qualidade e na garantia da segurança do doente», pode ler-se no despacho assinado pelo Secretário de Estado Adjunto da Saúde e pelo Secretário de Estado da Saúde.

A renovação da frota resulta da intenção de «imprimir maior dinamismo, flexibilidade e eficiência» e o objetivo é que o parque de viaturas médicas de emergência e reanimação, no qual constam 44 viaturas, «seja totalmente renovado, evitando situações graves de inoperacionalidade». Em 2016, o INEM adquiriu 20 viaturas, faltando agora proceder à renovação das restantes 24.

No despacho, lê-se ainda que serão os hospitais a proceder à aquisição direta, «cabendo a estes todas as componentes da sua gestão e manutenção, sendo que ao INEM compete a definição dos requisitos técnicos» das viaturas.

Tags: saúde, hospitais