2017-04-13 às 14:39

PORTUGAL INVERTE TENDÊNCIA DE QUEDA DA AJUDA PÚBLICA AO DESENVOLVIMENTO

A Ajuda Pública ao Desenvolvimento de Portugal foi de 307 milhões de euros no ano passado, o que representa uma subida de 8,9% face a 2015, invertendo a tendência de queda que se verificava desde 2012.

Os valores globais da Ajuda Pública ao Desenvolvimento em 2016 foram divulgados no dia 11 pela OCDE.

Ao aumentar o seu investimento em cooperação para o desenvolvimento em percentagem superior ao crescimento da sua economia, Portugal alterou igualmente a descida que se verificava no indicador de Ajuda Pública ao Desenvolvimento face ao Rendimento Nacional Bruto, que subiu de 0,16% em 2015 para 0,17% em 2016.

O presente resultado é consequência de um maior investimento em Ajuda Pública ao Desenvolvimento multilateral, nomeadamente em instrumentos de cooperação para o desenvolvimento da União Europeia e de instituições financeiras internacionais.

Esta alteração, de natureza estrutural, acompanha as medidas adotadas pelo Governo desde o início da legislatura no sentido de reforçar a captação, pela Cooperação Portuguesa, de cofinanciamentos internacionais, que tem vindo a produzir efeitos muito positivos, traduzidos num aumento do financiamento dos diferentes projetos a executar.

Os países de língua portuguesa (com exceção do Brasil) mantêm-se como os principais parceiros da Cooperação Portuguesa, recebendo 74% do investimento nacional em projetos de cooperação bilaterais.

Tags: desenvolvimento, cooperação

INTERVENÇÕES

DOCUMENTOS

COMUNICADOS

CONTACTOS

Entrar em contacto  

QUERO SABER MAIS