Protocolo Biomarine, 25 agosto 2017
 
2017-08-25 às 17:34

PORTUGAL VAI RECEBER CONVENÇÃO DE NEGÓCIOS BIOMARINE EM 2018

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, afirmou que Portugal vai receber a convenção de negócios Biomarine em 2018, durante a intervenção da assinatura de um protocolo entre entre a Direção-Geral de Política do Mar, a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e a Associação de Clusters de Organizações Biomarinhas, em Lisboa.

«É importante para o nosso País estar associado a uma organização que tem como principal objetivo ser a plataforma internacional de negócios em biorrecursos marinhos», afirmou a Ministra, acrescentando que o Biomarine tem, nos últimos anos, «otimizado e acelerado oportunidades de negócio e desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas inovadoras».

Ana Paula Vitorino referiu a mais-valia desta plataforma na promoção das empresas portuguesas a nível internacional e acrescentou que são assim criadas «mais condições para a promoção da economia do mar nesta área de futuro, que é a dos biorrecursos e da biotecnologia marinha».

Respostas para os desafios económicos

A Ministra afirmou que é «através de abordagens inovadoras e sustentáveis que existem em grande número nas indústrias emergentes do oceano» que se encontram respostas e oportunidades «para abordar muitos dos grandes desafios económicos, sociais e ambientais que a humanidade enfrenta nos próximos anos».

Esta ligação acentua a importância de que «o setor dos negócios ou da ciência se internacionalizem, aprendam, ensinem e façam negócios com congéneres de todo o mundo».

Portugal vê a parceria com o Biomarine numa perspetiva de «utilização de uma plataforma de excelência para a internacionalização das Pequenas e Médias Empresas e centros de investigação na área dos biorecursos e biotecnologias, bem como para uma fertilização cruzada entre elas, potenciando a transferência de conhecimento e tecnologia de uns setores para os outros».

«Acreditamos que o setor privado reconhece e vai aproveitar este esforço que o Governo está a fazer na criação das condições adequadas para o investimento nas diferentes atividades da economia do mar», acrescentou.

O Biomarine é um evento anual, que tem como objetivo promover oportunidades de negócio e o desenvolvimento de investimentos na área da biotecnologia azul e dos novos recursos marinhos.

 

Foto: Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, durante a intervenção na assinatura do protocolo Biomarine, Lisboa, 25 agosto 2017 (Foto: Miguel A. Lopes/Lusa)

Tags: mar, tecnologia, empresas