Ministra do Mar, Ana Paulo Vitorino
 
2017-05-03 às 14:14

PORTO DE ANGEIRAS EM MATOSINHOS COM INVESTIMENTO DE 4,2 MILHÕES DE EUROS

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, afirmou que a construção do Porto de pesca de Angeiras, em Matosinhos, representa um investimento de 4,2 milhões de euros e vai estar concluída até ao final de 2018.

Na cerimónia de lançamento das obras a realizar, em Matosinhos, a Ministra referiu que a empreitada inclui a edificação de um molho de abrigo da zona piscatória, a requalificação do posto de controlo e transferência de pescado e a construção de um canal e rampa de acesso à zona piscatória.

«Estamos aqui para dizer que palavra dada é palavra honrada. Este era um duplo compromisso, compromisso que António Costa assumiu na sua campanha eleitoral e compromisso que quer eu, quer Guilherme Pinto [antigo presidente da Câmara de Matosinhos que morreu em janeiro] assumimos há dez anos quando lançámos os concursos públicos», disse.

A reabilitação do posto de controlo e registo de pescado prevê ainda a modernização do edifício existente e dos equipamentos, a substituição da cobertura em fibrocimento, a requalificação de todos os vãos das fachadas, novos revestimentos interiores e novas redes de águas, esgotos, elétricas e comunicações.

O objetivo da obra é melhorar as condições de manipulação, acondicionamento e venda de pescado, instalando equipamentos para a higienização de pessoas, produção e armazenamento de gelo e pesagem de peixe.

A construção do molhe com cerca de 448 metros de comprimento será financiada pelo Programa Operacional Mar 2020 e tem o objetivo de proporcionar melhores condições de abrigo durante a navegação de aproximação e partida para a pesca.

Tags: mar, portos, investimento