Ministro das Finanças, Mário Centeno
 
2017-09-01 às 21:51

MELHORIA DO RATING MOSTRA O «CRESCENTE RECONHECIMENTO QUANTO À SOLIDEZ DA ECONOMIA PORTUGUESA»

A perspetiva de rating da República foi alterada para positiva pela agência Moody’s, informou o Gabinete do Ministro das Finanças em nota.

«Esta decisão da Moody’s vem juntar-se a um crescente reconhecimento por parte de vários atores institucionais e privados quanto à solidez da economia portuguesa», afirmou o Ministro das Finanças, Mário Centeno.

«A Moody’s vem reconhecer os avanços registados na gestão orçamental e salientar a abrangência do crescimento económico alicerçado no investimento e nas exportações», acrescentou o Ministro.

Mário Centeno destacou «o facto de Portugal estar a conseguir aliar estas duas dinâmicas enquanto gera emprego e, assim, reforça a confiança no futuro».

Esta decisão segue-se à tomada pela agência Fitch no dia 16 de junho, e abre caminho para uma atualização do rating da República para investimento de qualidade, que decorrerá da confirmação da sustentabilidade do crescimento económico, da qualidade da gestão orçamental e do impulso reformista do Governo.

A Moody’s assinala, ainda, o eficaz controlo da despesa e a gestão credível da dívida pública, confirmando as perspetivas da sua diminuição.

Tags: mercados

INTERVENÇÕES

DOCUMENTOS

COMUNICADOS

CONTACTOS

Entrar em contacto