2017-04-06 às 17:07

VAGAS PARA CONCURSOS DE PROFESSORES SUPERAM ANOS ANTERIORES

As vagas para o concurso externo extraordinário (vinculação extraordinária), concurso externo (norma-travão) e concurso interno (quadrienal) de pessoal docente foram publicadas no Diário da República.

Nestes três concursos, que terão início ainda na primeira quinzena de abril, o número de vagas disponíveis cresceu relativamente aos anteriores.

Para o concurso interno, foram apuradas 4609 vagas, o que representa um crescimento de lugares disponíveis para professores do quadro (necessidades permanentes).

Os lugares disponíveis em cada escola foram apurados na sequência de um trabalho de recenseamento detalhado, levado a cabo pelos Diretores dos agrupamentos de escola e escolas não agrupadas.

O Ministério da Educação procedeu a correções quando tal se mostrou justificável, garantindo-se desta forma uma gestão otimizada dos recursos humanos e das necessidades do sistema.

Este ano existem 443 vagas no concurso externo e cerca de 3000 vagas no concurso externo extraordinário.

O ano letivo de 2017/2018 iniciar-se-á com o corpo docente mais estabilizado e com um sistema mais ajustado às necessidades permanentes determinadas pelas escolas.

O acesso aos quadros de professores - que atualmente ocupam como contratados lugares que correspondem a necessidades permanentes - bem como a gestão rigorosa das movimentações, representa a introdução de mais justiça no sistema e o reforço do combate à precariedade.

Tags: educação, professores

INTERVENÇÕES

DOCUMENTOS

COMUNICADOS

CONTACTOS

Entrar em contacto