«Miúdos a votos», 13 março 2017
 
2017-03-13 às 15:00

«MIÚDOS A VOTOS» ELEGEM O LIVRO PREFERIDO DOS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO

Mais de 15 mil alunos de mais de 400 escolas do Ensino Básico de Norte a Sul do País, vão estar envolvidos na eleição do livro preferido dos alunos, no âmbito da iniciativa «Miúdos a votos».

Promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares e pela Visão Júnior, com apoio do Plano Nacional de Leitura, Comissão Nacional de Eleições, Pordata e Rádio Miúdos, esta iniciativa elege, até 17 de março «o livro mais fixe», semeando hábitos de leitura e de cidadania entre os mais novos.

Na Escola Básica Ribeiro de Carvalho, no Cacém, as turmas fazem campanha pelos livros preferidos: Tubarão na Banheira, de David Machado? Teatro às três pancadas, de António Torrado? Trincas, o monstro dos livros, de Emma Yarlett? Qual será o livro eleito? Nas bancas de campanha, montadas no pátio da escola, multiplica-se a distribuição de panfletos e crachás de promoção de cada livro, feitos pelos simpatizantes de cada livro, entre os 6 e 10 anos. Gritam-se animadas frases e canções de campanha.

«Esta iniciativa transforma o processo eleitoral e troca-o por miúdos, por assim dizer. Eles podem mostrar aquilo em que acreditam e o que pensam, ao mesmo tempo que entendem as dinâmicas de um processo eleitoral logo a partir do 1º ciclo, o que faz deste projeto um projeto impar», afirmou o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que assistiu à campanha da EB Ribeiro de Carvalho.

Gracinda Silva, professora bibliotecária daquele estabelecimento de ensino, lembra que, para além das mais elementares práticas de cidadania, a iniciativa «Miúdos a Votos» trabalha «o currículo ao nível do Português, da Matemática, das Expressões, e também o respeito pelas preferências dos colegas».

Estão a votação mais de uma centena de títulos selecionados entre cerca de dois mil livros eleitos numa primeira fase deste escrutínio. Entre os livros finalistas desta animada eleição estão A Fada Oriana, de Sophia de Melo Breyner Andresen, O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, ou a História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar, de Luís Sepúlveda. Mas também vários títulos da coleção Diário de um banana, de Jeff Kinney.

Nesta campanha da iniciativa «Miúdos a Votos» não faltam os tempos de antena, transmitidos pela Rádio Miúdos, prestando-se a Comissão Nacional de Eleições a esclarecer todas as dúvidas deste processo eleitoral, colocadas pela comunidade escolar, através do mail miudosavotos@cne.pt. As listas de obras a votação estão disponíveis nos sítios na internet da Rede de Bibliotecas Escolares e da Visão Júnior.

 

Foto: Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, Tiago Brandão Rodrigues, assistiu à campanha da iniciativa «Miúdos a votos» na Escola Básica Ribeiro de Carvalho, Cacém, 13 março 2017

Tags: educação, ensino básico

INTERVENÇÕES

DOCUMENTOS

COMUNICADOS

CONTACTOS

Entrar em contacto