Tomada de posse do novo Conselho do Ensino Superior Militar, 19 maio 2017
 
2017-05-19 às 19:54

ENSINO SUPERIOR MILITAR CONTRIBUI PARA «A APROXIMAÇÃO DA DEFESA NACIONAL AOS CIDADÃOS»

O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, afirmou que «o Instituto Universitário Militar (IUM) cumpre um papel fundamental na aproximação da Defesa Nacional aos cidadãos», pois qualquer Universidade é, por excelência, «um espaço de diálogo e de encontro».

Azeredo Lopes falava na tomada de posse do novo Conselho do Ensino Superior Militar (CESM), um órgão que tem como missão assegurar a conceção, coordenação e execução das políticas que, no domínio do Ensino Superior Militar, cabem à Defesa Nacional.

Para o Ministro da Defesa Nacional, o Ensino Superior Militar «tem afirmado continuamente o modelo de ensino-aprendizagem de matriz militar e, de igual modo, a excelência e a plena integração no Sistema Nacional do Ensino Superior».

Azeredo Lopes deu como exemplo a integração, em 2014, dos vários estabelecimentos no IUM, reconhecendo, contudo, que há ainda «etapas importantes a concretizar», designadamente a criação de uma Unidade Politécnica Militar.

O Ministro da Defesa Nacional considerou também que o Ensino Superior Militar constitui um «terreno muito fértil» para o nascimento de «parcerias de investigação com outras instituições de Ensino Superior, parceiros, start ups ou empresas, numa dinâmica em que todos ganham».

O Conselho do Ensino Superior Militar, que tomou posse no Ministério da Defesa Nacional, em Lisboa, foi nomeado pelo Despacho n.º 3378/2017, assinado pelos Ministros da Defesa Nacional, Administração Interna e pela Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Este órgão é constituído por 11 conselheiros: Wladimir Brito (presidente), Alberto Coelho, vice-almirante Basto Ribeiro, Daniela Nascimento, major-general Dias Pascoal, contra-almirante Henriques Gomes, José Carlos Nascimento, Maria do Rosário Gambôa, Nuno Severiano Teixeira, major-general Rafael Martins e major-general Vieira Borges.

 

Foto: Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, na tomada de posse do novo Conselho do Ensino Superior Militar, 19 maio 2017

Tags: ensino superior, militar, defesa nacional