2016-12-15 às 19:55

MINISTRO QUER ATRAIR PARA O ENSINO SUPERIOR MAIS ESTUDANTES DA VIA PROFISSIONAL

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou que o Governo quer atrair para o ensino superior mais estudantes que terminem o ensino obrigatório pela via profissional.

«Apenas cerca de 13% dos estudantes que acabam o 12.º ano via profissional estão a ingressar no ensino superior. Há uma margem muito grande de captação, de cerca de 20 mil jovens por ano», disse o Ministro, após uma reunião com docentes do Instituto Politécnico de Viseu.

Manuel Heitor referiu que «o Politécnico de Viseu, juntamente com outros, nomeadamente de Bragança, Leiria e Setúbal, estão a fazer uma ação muito importante para captar estudantes no ensino profissional» e «é aí, sobretudo, que estamos a atuar, com redes informais entre institutos politécnicos e escolas profissionais».

«As regras de acesso ao ensino superior não serão alteradas sem estar completo o debate público do documento, que terá de ser feito com algum tempo», afirmou ainda o Ministro.

Manuel Heitor acrescentou que «o próprio conselho de politécnicos ainda não chegou a nenhuma conclusão, não recebemos nenhum parecer».

«Estamos à espera que todos os atores do sistema tenham ideias e participem, porque tem de ser algo participado e coletivo», concluiu.

Tags: ensino superior, ensino profissional

INTERVENÇÕES

DOCUMENTOS

COMUNICADOS

CONTACTOS

Entrar em contacto