Tratamento de esgotos, 10 julho 2017
 
2017-07-10 às 13:55

INVESTIMENTO DE 460 MILHÕES DE EUROS PARA ATINGIR META DO TRATAMENTO DE ESGOTOS

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que está em curso um investimento «superior a 460 milhões de euros» para atingir a meta do tratamento de 90% dos esgotos que são produzidos em Portugal.

No lançamento da primeira pedra da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais de Castro Daire, o Ministro referiu que atualmente o País trata 80% dos seus esgotos mas que há ainda «um grande trabalho a fazer».

A nova ETAR de Castro Daire vai ser construída nos próximos 20 meses e representa um investimento de 6,7 milhões de euros, comparticipados em 85% por fundos comunitários.

O Governo aprovou 566 candidaturas ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos no que diz respeito ao abastecimento de água, recolha e tratamento de efluentes: «Isto corresponde a um investimento que está em curso superior a 460 milhões de euros e que é muito importante para que consigamos atingir estas metas».

Matos Fernandes disse que este «é o maior investimento alguma vez feito em Castro Daire», destacando que o Paiva é um rio com uma excelente qualidade mas havia um problema, «que era a fraca qualidade do tratamento de esgotos no município».

O Ministro frisou também que as autarquias desempenham um papel fundamental nas questões ambientais e que «é muito bom que 30 anos depois da aprovação da Lei de Bases do Ambiente se perceba que as autarquias têm já uma visão completamente diferente nestas matérias».

«Sentimo-nos muito bem acompanhados por quem promove e destaca estes mesmos investimentos como um dos mais importantes para o seu município», acrescentou.

 

Foto: Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, no lançamento da primeira pedra da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Castro Daire, Castro Daire, 10 julho 2017 (Foto: Nuno André Ferreira/Lusa)

Tags: ambiente, resíduos

INTERVENÇÕES

DOCUMENTOS

COMUNICADOS

CONTACTOS

Entrar em contacto