Seh Ana Pinho (1)
Ana Pinho

Secretária de Estado da Habitação

Ana Cláudia da Costa Pinho nasceu em Oliveira de Azeméis, em 1974.

Licenciou-se em Arquitetura pela Escola Superior Artística do Porto em 2001 e concluiu o Doutoramento em Planeamento Urbanístico na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa em 2009, tendo recebido o Prémio IHRU para trabalhos de produção científica pela tese de doutoramento «Conceitos e políticas europeias de reabilitação urbana. Análise da experiência portuguesa dos Gabinetes Técnicos Locais».

Desenvolveu atividade de investigação no Laboratório Nacional de Engenharia Civil entre 2001 e 2012, nas áreas da reabilitação urbana, políticas territoriais e conservação do património.

Entre 2004 e 2006 foi Assistente Convidada do curso de Arquitetura da Universidade de Évora, desempenhando a mesma atividade entre 2005 e 2006 na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa.

Foi Professora Auxiliar do Mestrado Integrado de Arquitetura da Universidade Católica Portuguesa entre 2011 e 2015, tendo coordenado o mesmo nos anos de 2013 e 2014.

Tem várias outras participações públicas e como docente convidada nas áreas da reabilitação urbana, conservação do património, políticas territoriais e de coesão.

É autora e colaborou em diversas publicações científicas e técnicas, nas quais se incluem a coordenação do Guia Técnico de Reabilitação Habitacional, publicado pelo INH, e a coautoria do Guia dos Programas de Ação Territorial, publicado pela Direção-Geral do Oodenamento do Território e Desenvolvimento Urbano.

Em 2009 foi Comissária da Carta Estratégica da Lisboa para as áreas da demografia e habitação.

Foi coordenadora, entre 2012 e 2014, da iniciativa de voluntariado «Terra Amada», centrada na reabilitação e melhoria da qualidade de vida das populações em aldeias do interior de Portugal.

Desempenhou funções de consultadoria para a Câmara Municipal de Lisboa, entre 2012 e 2015, tendo sido membro da Equipa de Missão Lisboa/Europa 2020.

Entre 2015 e 2016 foi consultora da Câmara Municipal de Viseu para as áreas da reabilitação urbana, conservação do património e políticas territoriais. Foi consultora da Augusto Mateus e Associados, entre 2015 e 2017, para as áreas das políticas urbanas e territoriais e política de coesão.

Em fevereiro de 2017 assumiu funções como vogal do Conselho de Administração da Fundiestamo – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário S.A..

  Descarregar Imagem Tipo: JPG, Peso: 1,12Mb

INTERVENÇÕES

DOCUMENTOS

COMUNICADOS

CONTACTOS

Entrar em contacto