Saltar para conteúdo

Notícias

2022-11-07 às 13h15

Governo cria comissão do livro branco sobre o serviço público de rádio e de televisão

O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, anunciou a constituição de uma comissão para elaborar um livro branco sobre o serviço público de rádio e de televisão, no encontro de quadros da RTP, em Lisboa. O objetivo é elencar os desafios que o setor enfrenta, num contexto de profunda mudança, de modo a anteceder e a preparar a revisão do contrato de concessão da RTP.
 
Integram a comissão seis personalidades de reconhecido mérito na área de atividade em análise, especialmente qualificadas pela via profissional ou pelo seu percurso académico. A preocupação foi a de fazer coincidir experiência e conhecimento numa reflexão considerada crucial para sustentar uma futura proposta de revisão do contrato.
 
A Comissão, que funcionará durante um período de cinco meses, deverá refletir sobre a evolução que o serviço público de rádio e televisão registou nas últimas décadas no contexto europeu, reflexo de profundas mudanças tecnológicas e sociais que a pandemia acelerou e que causam forte impacto nos modos de consumo de rádio e de televisão, como a emergência do online e do streaming. 
 
Na sua intervenção, Pedro Adão e Silva afirmou que a tarefa confiada à Comissão constitui simultaneamente uma necessidade e uma oportunidade. «Uma necessidade porque a RTP tem de acompanhar as transformações que atingem o setor e as mudanças nos hábitos de consumo», e «uma oportunidade porque existe tempo para promover uma reflexão baseada no conhecimento e na informação, que resulte num serviço público mais atual e sustentado».
 
Referindo-se à metodologia adotada pelo governo neste processo, sublinhou: «Em Portugal, temos a prática de promover debates públicos depois de existir uma proposta de decisão. A ideia aqui é promover uma auscultação estruturada do setor antes da decisão, baseando este exercício na combinação do conhecimento académico com a experiência profissional».
 
Membros da Comissão do livro branco
 
Felisbela Lopes (coordenação)
Felisbela Lopes é professora da Universidade do Minho, onde é diretora do Doutoramento e do Departamento de Ciências de Comunicação. Na Universidade, foi também Pró-Reitora para a Área da Comunicação. Em 2021, integrou uma equipa de especialistas responsável pelos planos de desconfinamento do país, durante a pandemia da Covid-19. É especialista e investigadora coordenadora no campo da informação televisiva, da comunicação/jornalismo da saúde e das fontes de informação. 
 
Catarina Burnay
Professora associada da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (UCP), coordena o mestrado em Ciências da Comunicação e a Formação Avançada «Audiovisual: Produção, Distribuição e Consumos». É pós-doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (Internacionalização da Ficção Televisiva Portuguesa) e doutorada pela UCP (A Açorianidade na ficção da RTP-Açores). É cocoordenadora-geral do Observatório Ibero-americano da Ficção Televisiva (OBITEL).
 
Clara Almeida Santos 
Clara Almeida Santos é professora auxiliar no Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC), onde se doutorou. Foi Vice-reitora da UC entre 2011 e 2018 com os pelouros da Comunicação, Cultura, Património e Alumni. Fundou e dirigiu a UCV - Televisão Web da Universidade de Coimbra. Jornalista de formação, trabalhou no Canal de Notícias de Lisboa e na SIC, onde exerceu funções fundamentalmente na SIC Online. Participou em projetos europeus relacionados com igualdade de género, diversidade e media. 
 
Francisco Sena Santos
Jornalista e docente de Jornalismo Radiofónico (ESCS, ETIC, Cenjor); foi durante mais de 20 anos responsável pelas manhãs da rádio na Antena 1 e na TSF. Atualmente é cronista na Antena 1, no Sapo 24 e é também correspondente da SBS Austrália. É Vogal na Direção do REC-Repórteres em Construção.
 
Jorge Wemans
Fundador do jornal Público, foi seu diretor-adjunto (1990/96).  Antes tinha sido editor do suplemento de Economia do Diário de Notícias e subdiretor do Expresso. Foi presidente do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas, provedor do Leitor do Jornal Público, provedor do telespetador da RTP, diretor de Informação da Agência Lusa, diretor do Serviço de Comunicação da Fundação Calouste Gulbenkian e diretor da RTP2. Lecionou a Cadeira de Deontologia da Comunicação do Curso de Comunicação Social e Cultural da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. É atualmente editor do 7 Margens.
 
Rui Romano 
Licenciado em Sociologia, foi realizador de programas de informação, noticiários, debates, noites eleitorais e eventos desportivos. Durante 14 anos realizou o programa Prós e Contras.  Subdiretor de Informação e membro do Conselho de Opinião da RTP (eleito pelos trabalhadores) entre 2016 e 2018. Funcionário da RTP de 1986 a 2021.