Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-05-08 às 17h07

Lançamento do novo portal da Segurança Social

Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos (foto: João Bica)
Para assinalar o Dia Nacional da Segurança Social, que hoje se comemora, e aprofundando a estratégia de digitalização desta área, é hoje lançado o novo Portal da Segurança Social, que se encontra disponível no mesmo endereço que até agora – www.seg-social.pt
 
O novo Portal tem uma organização mais simples e user friendly, adaptada ao tempo que vivemos, e carateriza-se pela facilidade de acesso e simplicidade, passando a disponibilizar conteúdos numa abordagem centrada no utilizador, com criatividade e inovação na usabilidade e design para corresponder às necessidades dos cidadãos e entidades empregadoras, aprofundando o compromisso de modernização e digitalização da Segurança Social.
 
Este é um Portal totalmente responsivo, adaptado aos dispositivos móveis, e cumpre todas as normas ao nível da acessibilidade, para garantir o acesso e a inclusão de todos os cidadãos. Por outro lado, com o lançamento do novo Portal procedeu-se ainda a um reforço ao nível da segurança.
 
Também a partir de hoje passa a ser possível proceder ao agendamento, através do serviço SIGA, de atendimento através de videoconferência, o que até aqui apenas estava disponível após contacto junto da Linha da Segurança Social (300 502 502).
 
É também lançada uma nova plataforma de divulgação de estatísticas, que apresenta informação de forma interativa através de Business Intelligence. A informação passa a estar disponível através de quadros e permite um conhecimento e leitura mais simples dos principais indicadores do sistema da Segurança Social, como prestações sociais.
 
Esta nova plataforma, que concretiza a medida Simplex «Stat Segurança Social», passa ainda a disponibilizar informação sobre remunerações e contribuições declaradas de trabalhadores dependentes e independentes, continuando a ser possível a análise de dados através da descarga dos ficheiros respetivos. Foram introduzidas algumas alterações metodológicas.
 
De acordo com o Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, «a simplificação e modernização da Segurança Social está inscrita no programa Simplex e aprofunda a estratégia de transição digital da Segurança Social, o que permite potenciar o acesso e o conhecimento do sistema a todos os cidadãos e assim gerar maior confiança nos serviços disponibilizados. Vamos continuar a trabalhar para uma Segurança Social mais justa, simples, ágil e transparente».