Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-11-21 às 15h00

Economia portuguesa vai continuar a convergir com a média da União Europeia

Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira
O Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, afirmou que as previsões da OCDE «confirmam que a economia [portuguesa] vai continuar a crescer mais do que a média da União Europeia», prolongando um ritmo de convergência que vai atingir o quarto ano consecutivo.

Em Viana do Castelo, no 31.º Congresso Nacional de Hotelaria e Turismo, Pedro Siza Vieira realçou ainda a importância de a Europa e toda a economia mundial estarem também a crescer, acrescentando que «a ambição de convergência numa década» é o que é verdadeiramente importante para Portugal.

De acordo com as previsões divulgadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Portugal vai ter um défice de 0,1% em 2019 e défice zero em 2020, enquanto a estimativa para o crescimento económico para o próximo ano é de 1,8%.

Pedro Siza Vieira sublinhou que as estimativas da OCDE estão alinhadas com as previsões orçamentais do Governo português ao nível da consolidação do défice e da redução da dívida, «mas também manifestam que as reformas estruturais que estão a ser realizadas vão permitir continuar a ter ganhos de competitividade nas exportações».

«É isso que nos vai permitir continuar a crescer acima da média da União Europeia. Aquilo que temos como objetivo, que é aproximar o nosso nível de vida e a nossa economia dos níveis europeus, vai continuar a prolongar-se. E essa ambição de convergência numa década é aquela que é importante para nós», disse.