Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-07-24 às 11h00

SI Inovação injeta 1,2 mil milhões na economia

O Governo apresenta os resultados do primeiro concurso do novo Sistema de Incentivos à Inovação (SI Inovação) numa cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa, onde estarão também presentes os Ministros Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e do Planeamento, Nelson de Souza, na Marinha Grande.
 
O SI Inovação tem como principal característica a forma como se articulam fundos comunitários e instituições bancárias, em que estas são fonte do financiamento atribuído às empresas, para além do seu tradicional papel avaliador da viabilidade financeira dos projetos.
 
Assim, com o novo SI Inovação pretende-se que as empresas disponham de investimento destinado a criar produtos ou a melhorar significativamente os processos.
 
Do ponto de vista geográfico, o foco do SI Inovação está, sobretudo, no Norte, Centro e Alentejo, onde o conjunto de projetos soma um investimento empresarial de 256 milhões de euros em territórios de baixa densidade – área onde esta verba terá especial impacto, dado o caráter inovador desta ferramenta financeira.
 
Segundo estimativas resultantes dos projetos apoiados, as empresas beneficiárias do SI Inovação verão as suais exportações anuais aumentar em 1,9 mil milhões de euros, criando mais 9400 postos de trabalho em todo o País.
 
O apoio total que as empresas recebem através do SI Inovação é de 567 milhões de euros, cobrindo 46% do investimento a realizar. De acordo com o novo formato do SI Inovação as empresas são apoiadas através de:
 
Subsídio direto do SI Inovação de 350 milhões de euros;
Empréstimos bancários de 217 milhões de euros, cuja garantia parcial e os juros são assumidos pelo Portugal 2020 (PT 2020).

No novo SI Inovação, criado na sequência do exercício de reprogramação do PT2020, o apoio será repartido entre:
 
uma componente de subsídio a fundo perdido (valor tendencialmente igual ao máximo da isenção de reembolso), suportado pelo PT2020;
um empréstimo bancário com os juros e outros encargos (como comissões de garantia) suportados pelo PT2020 (valor tendencialmente igual ao subsídio reembolsável deduzido da isenção de reembolso).
 
O primeiro concurso do novo SI Inovação abriu após a aprovação da reprogramação dos fundos comunitários negociada pelo Governo, acabando por se revelar no maior concurso de investimento empresarial e não empresarial do PT2020.
 
Este novo modelo do SI Inovação registou uma boa adesão das instituições financeiras, estando os principais bancos do País envolvidos no presente concurso, no qual atribuirão um volume de financiamento de 217 milhões de euros. 
 
Desta verba, destaca-se o grupo BCP, com 35% do total, seguindo-se o Novo Banco e o banco Santander, com 16% respetivamente, e o BPI, com 13%.
 
Esta ferramenta financeira já apoiou 602 projetos em todo o País, num investimento global superior a 1,2 mil milhões de euros.