Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-07-25 às 18h35

Parcerias entre setor público e privado vão aumentar investimento na ciência

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na cerimónia de atribuição de prémios a oito projetos científicos portugueses, 25 julho 2018
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou que o aumento da confiança e das parcerias entre setor público e privado vão permitir que o investimento realizado na ciência aumente até 2030.
 
Na cerimónia de atribuição de prémios a oito projetos científicos portugueses ao abrigo de uma iniciativa luso-espanhola de apoio à investigação em biomedicina, o Ministro referiu «a ambição de chegar a 2030 com quatro vezes mais investimento privado e o dobro do público».
 
«Isto só se faz com confiança, com relações como esta, em que duas agências, uma pública e outra privada, usam a máquina uma da outra», acrescentou, fazendo alusão à colaboração entre a fundação espanhola La Caixa e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
 
Manuel Heitor sublinhou que o Governo tem «cada vez mais parcerias com fundações privadas» no investimento científico, como a Aga Khan ou a La Caixa, e destacou que a meta é «duplicar, com financiamento público, todos os euros que a La Caixa investe em Portugal».
 
Os oito projetos científicos portugueses incidem sobre doenças como a malária, a depressão, a obesidade e a insuficiência cardíaca, bem como sobre as bactérias intestinais ou a perceção sensorial e vão receber uma verba que totaliza cinco milhões de euros, com financiamento repartido em partes iguais entre a La Caixa e a FCT.
 
Os projetos de instituições portuguesas foram financiados pela Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica, i4b, que tem um concurso anual.